A autoridade da Palavra de Deus
A história do centurião é um exemplo de fé inteligente
Na antiga cidade de Cafarnaum aconteceu um fato maravilhoso que exemplifica bem a fé inteligente:
“Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.
Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.
Leia também:
“Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.” (Mateus 8.5-13)
Esse texto confere com o tipo de fé procurado por Jesus, que é a fé inteligente. Não apenas porque ela busca razão para crer, mas, sobretudo, porque leva o fiel a oferecer a Deus culto racional e inteligente.
O centurião justificou sua crença em Jesus porque cria na autoridade de Sua Palavra.
Ele mesmo estava acostumado tanto a obedecer quanto a exercer autoridade, baseado na autoridade de uma palavra. “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”, é a lei natural da autoridade no mundo.
O centurião achou em Jesus a razão de sua crença. Aquele homem reconheceu Sua autoridade divina e pediu-Lhe apenas uma palavra.
A Palavra que sai da boca de Deus não pode voltar vazia, mas cumpre o seu objetivo:
“Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” (Isaías 55.11)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.