Folha Universal

terça-feira, 19 de junho de 2012


Bom humor, o segredo para viver bem

Pessoas alegres têm mais saúde, qualidade de vida e encaram as dificuldades com mais força

Por Pedro Henrique Cunha
redacao@arcauniversal.com
O bom humor é, antes de tudo, a expressão de que o corpo está bem. Ele depende de fatores físicos e culturais e varia de acordo com a personalidade e a formação de cada um. Mas, mesmo sendo o resultado de uma combinação de ingredientes, pode ser ajudado com uma visão otimista do mundo. Tentar encarar os diversos problemas da vida com otimismo e garra nem sempre é fácil. Porém, para os especialistas que estudam o humor, este estado psicológico é o grande triunfo para viver bem e ter qualidade de vida.
Segundo o psicólogo Rodrigo Passos, muitos estudos mostram que uma postura alegre e positiva em relação à vida e otimismo ajudam a enfrentar as adversidades de uma maneira melhor. “As pessoas que costumam ter uma visão otimista do mundo conseguem manter mais facilmente o bom humor. Quando se está de bom humor, normalmente se é otimista; e o contrário também é verdadeiro”, afirma o especialista, acrescentando que o otimismo e o bom humor estão intimamente ligados.
Rodrigo ressalta que em alguns casos de doenças, as pessoas que acreditam em dias melhores apresentam um prognóstico melhor do que os pessimistas. “Os indivíduos mal-humorados tendem a não aderir adequadamente ao tratamento da doença de que são portadores; fazem menos esforço para melhorar; cuidam da saúde e têm vida social mais restrita, o que prejudica a qualidade de vida”, frisa.
O especialista acrescenta que as pessoas bem-humoradas resistem melhor aos impactos motivados pelos problemas da vida. “Experimentar variações de humor é simplesmente humano. O bom humor está relacionado com a disposição para viver de um modo geral. Uma pessoa neste estado está mais aberta para o que lhe vem ao encontro da vida, o que predispõe o surgimento de novas percepções sobre tudo o que tem a ver com o seu cotidiano”, pondera.
Rodrigo Passos orienta que estar “de bem com a vida” é fundamental para enfrentar as adversidades com as quais nos deparamos diariamente. “Dessa forma, vivemos melhor, mais felizes e com mais saúde”, diz. Ele alerta que o humor é indispensável atualmente, sobretudo pelo fato de a expectativa de vida ter aumentado nos últimos 50 anos. “As chances de vivermos mais do que os nossos antecepassados são grandes, e envelhecer sem qualidade de vida não é o desejo de ninguém. Por isso, o ideal é entrar na terceira idade com saúde e bem-estar. Ser uma pessoa bem-humorada ajuda bastante a nos manter mais saudáveis”, aconselha.
“Meu nome é alegria”
Quem conhece o advogado Edward Pena, de 35 anos, o Peninha, como é chamado, tem ideia do que é uma pessoa alegre, extrovertida e sempre de bem com a vida. Torcedor fanático do Sport Club do Recife, é figura fácil na arquibancada do Estádio Ilha do Retiro, na zona oeste da capital pernambucana, sempre com uma fantasia bem original, alegrando os torcedores rubro-negros. Ainda na infância, sonhava em ser artista. “Tudo é questão de oportunidade. Se um dia for convidado para algum trabalho, vou pensar com muito carinho. Não crio personagens. É tudo improviso. O importante é ver a alegria do rosto das pessoas”, frisa.
Seu estilo brincalhão vem desde criança, quando ganhou o apelido de Peninha. O bom humor sempre foi aliado de Edward, que tem na esposa, Carla, a maior incentivadora. “Ele está sempre de bom humor. Até nas horas complicadas, ele fala sério, mas consegue arrancar um sorriso de quem está por perto. Isso ajuda qualquer um a superar um problema”, comenta Carla.
Uma das maiores emoções de Peninha é ver o sorriso da filha Taíssa, de 6 anos, durante suas “apresentações”. “Aquele sorriso e aquela alegria não têm preço. Há coisa mais importante do que o sorriso espontâneo de uma criança? Fico realizado quando vejo minha filha ou outra criança rindo de minhas brincadeiras. Faço isso com maior orgulho”, diz o sorridente Peninha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

O que você achou poste seu comentário